A minha luz

A minha luz
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PAIS EM REDE

"Você precisa sofrer pela perda do filho perfeito desejado, de modo a apegar-se ao que agora, existe na sua vida.
Numa fase inicial, a dor, o vazio e o desamparo sentido, poderá fazer com que não esteja receptivo para o feedback positivo do relacionamento com o seu filho. Até poderá duvidar da sua capacidade amá-lo.
Não se recrimine por sentir isso. Esses sentimentos são normais quando se está numa fase de choque.

É fundamental que reconheça os seus sentimentos, dificuldades e necessidades.
No seu processo de luto pelo filho idealizado, passará por várias fases que vão desde o choque, negação, raiva, culpa até chegar à fase de aceitação e reestruturação.
Encare essas etapas como um mecanismo de defesa normal, um amortecimento necessário ao processo de reorganização.
Não se reprima e liberte os seus sentimentos junto da pessoa mais próxima. Se a sua vontade for chorar, chore.
Lembre-se que não tem culpa, da condição do seu filho.
Muitas vezes os pais deixam-se imergir num sentimento profundo de culpa. Sentem que devem ter feito algo que levasse a essa situação. Não se mutile com esses sentimentos.
""

O Pais Em rede é um movimento cívico de âmbito nacional, constituído por uma rede de famílias e amigos de pessoas com deficiência, organizada em núcleos distritais e locas, cujo objectivo é promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Esta iniciativa centra-se na construção de uma nova atitude de cidadania activa que contempla entre outros, uma co-responsabilidade da sociedade e famílias.
Neste momento em Estremoz está a decorrer um projecto piloto chamado Oficinas de pais, entre vários objectivos podemos referir apoio emocional, conhecimento técnico, valorização pessoal, etc.
No fundo prepara estes pais e famílias para enfrentar o dia-a-dia com a deficiência. falando por experiência pessoal e até porque o tema desta semana é "Eu depois da deficiência", deixo a mensagem de partilha e apoio para que conheçam a nossa rede, juntem-se a nós através do site: http://www.paisemrede.net/.

Juntos fazemos a força.

Sem comentários: